A Comunicação e a
Linguagem são duas capacidades básicas no desenvolvimento e na
aprendizagem da criança, na medida que permitem que exista uma
participação ativa desta no contexto familiar, escolar e social.
Existem períodos
cruciais no desenvolvimento da Linguagem, nos quais a criança
consegue retirar maior proveito das experiências linguísticas que o
meio lhe proporciona. Apesar de existirem etapas estipuladas para o
desenvolvimento da Linguagem, o ritmo de desenvolvimento de cada
criança pode diferir, sendo importante ter em conta as diferenças
individuais de cada uma.
Será
que o meu filho está a realizar as aquisições esperadas para a sua
idade?
A
Linguagem do seu Filho: Sinais de Alerta
|
|
2
a 3 Anos
|
Não
reagir ao nome;
Não
dizer as primeiras palavras;
Não
cumprir ordens simples;
Não
produzir frases de duas ou três palavras;
Não
produzir ou trocar alguns dos sons <p>, <b>, <d>,
<g>, <k>, <t>, <m>, <n> e <nh>.
|
A
Linguagem do seu Filho: Sinais de Alerta
|
|
3
a 4 anos
|
Não
compreender perguntas do tipo “Quem?”, “O quê?”, “Onde?”,
“Como?” e “Porquê?”;
Não
produzir frases de quatro ou mais palavras;
Não
compreender nem produzir frases no passado ou no futuro;
Não
produzir rimas;
Não
produzir ou trocar alguns dos sons <p>, <b>, <d>,
<g>, <k>, <t>, <m>, <n>, <nh>.,
<f>, <V>, <s>, <z>, <ch> e <j>.
|
A
Linguagem do seu Filho: Sinais de Alerta
|
|
4
a 5 anos
|
Não
contar uma história a partir de imagens;
Não
compreender ordens em que é dada uma sequência temporal
(“Primeiro vais tomar banho, depois vais-te vestir e por fim
vais comer”);
Não
compreender piadas;
Não
produzir ou trocar alguns dos sons <p>, <b>, <d>,
<g>, <k>, <t>, <m>, <n>, <nh>.,
<f>, <V>, <s>, <z>, <ch> , <j>,
<lh>, <l> e <rr>.
|
A
Linguagem do seu Filho: Sinais de Alerta
|
|
5
a 6 anos
|
Não
compreender nem utilizar adjetivos (ex: feio), advérbios (ex:
calmamente) ou preposições (ex: com, para);
Não
utilizar frases específicas e detalhadas;
Não
produzir ou trocar alguns dos sons <p>, <b>, <d>,
<g>, <k>, <t>, <m>, <n>, <nh>.,
<f>, <V>, <s>, <z>, <ch> , <j>,
<lh>, <l>, <rr> e <r>;
Não
revelar vontade de aprender a ler e a escrever.
|
Qual
o caminho para ajudar o seu filho no desenvolvimento da Linguagem?
De
modo a otimizar o desenvolvimento da Linguagem do seu filho
deixamos-lhe aqui algumas dicas. Contudo, caso surja alguma dúvida
não hesite em contactar um Terapeuta da Fala!
Dicas
para desenvolver a Linguagem:
Evite
o uso de diminutivos, forneça palavras contextualizadas e antecipe
verbalmente situações;
Promova
a construção correta de frases, o sentido de organização e a
noção de sequência;
Promova
uma aprendizagem multifacetada (coconstruída), incentivar o espírito
crítico, responsabilidade de grupo e autoconfiança;
Promova
a sua expressão verbal oral;
Ouça
atentamente a criança, dando-lhe o tempo necessário para que esta
acabe de falar;
Promova
a autoestima da criança, principalmente quando esta apresentar
dificuldades em produzir uma palavra, incentivando-a a não desistir;
Dê
nomes às pessoas e às coisas que a rodeiam;
Chame
pelo seu nome;
Explique-lhe
os sons que o rodeiam: em casa, na rua,…
Estabeleça
e provoque trocas verbais e não verbais;
Use
um vocabulário diversificado e adequado à sua idade;
Faça
frases curtas, construídas corretamente;
Explique
o significado das palavras quando ele não as percebe;
Não
o imite com tom de gozo e não o obrigue a repetir, sistematicamente,
de forma correta;
Promova
a contagem de histórias e a descrição de atividades/imagens;
Dê
reforços positivos de modo a aumentar a sua motivação;
Converse
sobre assuntos do seu quotidiano e interesse.
Incentive
o gosto pela leitura desde cedo através de lengalengas,
histórias e fábulas,
pois isto facilitará a aprendizagem da linguagem escrita.
.
Crescer
e Aprender a Linguagem é uma Aventura!
Se
detetar alguns destes Sinais de Alerta aconselhe-se com um Terapeuta
da Fala!
Sem comentários:
Enviar um comentário